domingo, 24 de janeiro de 2010

Poesia moderna de João Negreiros - Publicado em Obvious por Diana Guerra

Há nomes que marcam toda uma cena underground. Nomes que se destacam em cada movimento cultural e que se tornam quase pequenos mitos urbanos, que, na verdade, são bem reais e até fazem digressões pelo país. Ou simplesmente nomes que são pequenos segredos que, ora queremos guardar só para nós mesmos, ou queremos partilhá-los e mostrá-los a quem nos queira ouvir. João Negreiros é um destes casos.

Este poeta de 33 anos natural de Matosinhos, Portugal, prima pela poesia e pelo teatro vanguardista, tendo já recebido 5 prémios este ano - dois dos quais no Brasil. Está a tornar-se um marco no dinamismo cultural nortenho, levando a cabo diversas acções itinerantes: em Setembro passado os seus textos estiveram em digressão por todo o país, levando a poesia de norte a sul pelas vozes de cinco mulheres e tornando-a mais acessível. O projecto chamava-se Inspiração é Respirar.

Escrevendo desde os 16 anos, o percurso de Negreiros é muito mais do que isso. Além dos livros de poesia editados em Portugal - e brevemente no Brasil - pertence à companhia de teatro re...petição, onde chega a interpretar 30 personagens em apenas uma peça. Paralelamente, produz o programa de rádio Sentido de Amor para cerca de 20 rádios. Em Setembro as suas palavras foram lidas por centenas de pessoas nos autocarros dos transportes urbanos de Braga, havendo poemas afixados nas janelas pela acção Grandes Poemas para Viagens Pequenas.

O seu trabalho mais famoso está, no entanto, no seu blog pessoal. Declamando os seus próprios textos, estes atingem uma profundidade e autenticidade alarmante, como no vídeo "ontem estive no inferno". O pessimismo e o despojo tocam-nos pela veracidade e brutalidade dos textos. Não existem mais palavras para descrever as palavras de Negreiros. É necessário ver os vídeos e sentir a alma do poeta.

http://obviousmag.org/archives/2010/01/joao_negreiros_poeta.html

23 de Janeiro de 2010

7 comentários:

  1. já tinha ouvido "alguém morreu e eu não sei quem é" por aí, mas identifiquei e conheci o teu trabalho através deste artigo. e gostei. continua.

    ResponderEliminar
  2. Visite o meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com e leia poesia vencedora de concurso homenageando o Estado do Ceará, Brasil. intitulada: CANTO AO CEARÁ. Coletânea lançada em 21 de janeiro de 2010. A partir do meu blog pode acessar páginas de outras poesias de minha autoria e vários documentários postados em minha conta no youtube. Grato!

    ResponderEliminar
  3. isto está chegando lá...

    muito bom!

    beijos, muitos

    ResponderEliminar
  4. Imperdoável só agora ter descoberto o seu blogue! Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Salve Negreiros!
    Meu nome é Augusto.
    Sou de São Paulo.
    Quero te mostrar um baguio.
    Escreve ai pro véio.
    cirilolins@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. os poemas sao eloquente nos levam ao orgasmo da alma

    ResponderEliminar