sexta-feira, 12 de março de 2010

Crítica do Prof. Doutor António Manuel Ferreira (Universidade de Aveiro) a poemas do livro "a verdade dói e pode estar errada"

O Prof. Doutor António Manuel Ferreira, na apresentação da obra vencedora do Prémio Nuno júdice, considerou quepara situarmos estes textos [presentes no livro "a verdade dói e pode estar errada"] na sua genealogia ético-estética temos de recuar no séc. XX e de revisitar alguns textos essenciais de Fernando Pessoa, nomeadamente, as desalentadas confissões de Álvaro de Campos” e continuou dizendo que os poemas de João Negreiros “integram-se em pleno direito num dos trilhos mais vitais da Poesia Portuguesa.” O Professor da Universidade de Aveiro chegou mesmo a ler alguns excertos do poema "o Outono visto pela janela", que adjectivou como magníficos.

“anda

aconchega-te no mofo do t1

finge que és de antigamente para te dar os beijinhos de quando era pequenino

cheiras à minha avó

à roupa no estendal

à canção do fim dos bonecos

ao banho que está a ficar frio

ao grito do granizo do dia mais longo em que a casa esteve para cair”

Parece tudo muito simples, sem qualidades, digamos assim, para usarmos uma expressão que já faz parte do nosso aparato crítico contemporâneo, mas não é.” O Professor finalizou afirmando que “um homem que manifesta uma relação tão sincera com a Língua Portuguesa só pode ser um verdadeiro poeta. E dizer isto é, para mim, dizer tudo”.


1 comentário:

  1. Este livro é uma bíblia de sabedoria! Parece simples, mas não é! É grande, poderoso e a coisa mais linda que já li alguma vez!
    Adoro a tua poesia!
    Isabel

    ResponderEliminar