sábado, 4 de julho de 2009

João Negreiros vence prémio internacional de Poesia e recebe bolsa de criação literária

Mais uma vez a poesia de João Negreiros é reconhecida no estrangeiro e o poeta português será, inclusivamente, editado no Brasil.

João Negreiros já havia sido publicado na Antologia de Poesia da ASES, mas desta vez será publicado numa colectânea do Selo OFF FLIP em 2010.

Na sua quarta edição, o Prémio OFF FLIP teve a participação de 393 poetas.

Os textos foram avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro.

A entrega do Prémio acontece no dia 4 de Julho.


saliva

quimera da larva sussurrante

sedosa maravilha do vestido

serpente louca do varal que dá cheiro de gente à roupa lavada


nómada feita à mão pelo artesão do tempo

conjuga os anos que me faltam

e dá-me uma velhice rápida depois da infância de sempre


minha alma grande

ó minha alma grande que dás dente aos ursos


sinestesia da cor da raiva

mostra ao céu a tua cor para que ele raie de vermelho no reflexo de um vulcão


há um caminho por dentro das veias que só o sangue conhece

e que vai dar direitinho à verdade mais carinhosa


soluça agora o que tens andado a dizer de mim

que eu bebo-te as lágrimas até aos olhos


serei o que quiseres como a verdade que se esconde

e darei ao futuro a magia do teu pretérito imperfeito


marca-me a lacre os lábios para não violar a carta de amor que levo na língua para ti

1 comentário:

  1. EEEHH! Que fixe, João! Fico muito feliz por ti! Espero que também estejas feliz por ti!
    Beijo. Te muito!

    ResponderEliminar